top of page
2 (1).png
WhatsApp Image 2020-06-01 at 21.02.43 (1

Projeto TELENFERMAGEM: O uso do Podcast na Educação

Projeto de Extensão da Escola de Enfermagem da UFMG que tem como objetivo elaborar podcast com base nas dúvidas apresentadas pelos profissionais de saúde e comunidade dos municípios Minas Gerais e cadastrados pelo Programa de Telessaúde Brasil Redes.

Projeto Adote sua Vizinha em Tempos de Coronavírus

 

Projeto de Extensão da Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem da UFMG, que tem como objetivo interação entre a comunidade da UFMG com sua vizinhança para propiciar as boas práticas em saúde como forma de enfrentamento ao coronavírus. 

WhatsApp Image 2020-05-26 at 16.53.29.jp

COVID-19 SOB A ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AGENDA 2030 COMO INSTRUMENTOS DE INDICADORES SOCIAIS DE SAÚDE: UMA PERSPECTIVA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou situação de pandemia da Covid-19, doença causada pelo Novo Coronavírus (Sars-Cov-2). Nesse contexto, diversas instituições  vêm fazendo associações visando a amenização dos problemas sociais, econômicos, de saúde, buscando atenuar suas consequências. Para tanto, é imprescindível estabelecer a relação saúde e ambiente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse sentido a equipe do Projeto de Pesquisa Responsabilidade Social da UFMG: ODS nas ações de ensino, pesquisa e extensão, composta pelas Docentes Solange Cervinho Bicalho Godoy e Vanessa de Almeida Guerra da Escola de Enfermagem e as alunas Ana Paula de Lima Bezerra, Amanda Menezes Oliveira, Nathalia de Souza Portugal e Luciana Mara Nogueira Costa do curso de Gestão de Serviços de Saúde têm desenvolvido um trabalho com o objetivo de apresentar como os ODS podem se relacionar com ao contexto da COVID-19, considerando os determinantes sociais de saúde. As reflexões proporcionadas pelos ODS faz associação direta aos indicadores sociais de saúde, já que a agenda sustentável foi construída não somente por aspectos econômicos, mas a partir de indicadores sociais de diversos países e organizações do mundo. Ambos podem ser trabalhados de maneira conjunta, na medida em que os indicadores sociais de saúde fomentam as atividades de planejamento público e a elaboração de políticas sociais, como também o monitoramento das condições de vida, bem-estar da população. Além disso, permitem o aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes sociais. Nesse sentido, espera-se que esse estudo possa contribuir com a discussão para além dos efeitos físicos diretos da pandemia, dando luz aos indicadores sociais de saúde.
 

bottom of page